domingo, 25 de maio de 2014

Apenas uma pessoa


fonte: http://awebic.com/pessoas/mulher-fica-amiga-de-mendigo-em-sao-paulo-ninguem-poderia-imaginar-o-que-aconteceria-depois-uau/ 

Esse vídeo me emocionou não apenas pela história mas também pelo fato de que alguém OLHOU para essa pessoa. É preciso olhar para a população em situação de rua. Principalmente entender que, cada ser humano é único. Quando decidi observar esse público, no estágio do Serviço Social, ninguém me deu apoio ou crédito. Para mim, parecia contraditório, em meio ao surgimento das políticas públicas para essa população. Pude perceber que o trabalho seria árduo também para modificar as engessadas estruturas institucionais.
Assistir esse vídeo hoje, talvez não seja por acaso. Me mostra uma trajetória acadêmica construída muitas vezes pelo/com o embate institucional arcaico que não deixa existir outras formas de saberes. Pode ser na Saúde Mental ou na Educação, a realidade é muito semelhante.
A abordagem pela escrita é sempre muito especial. Assim como no vídeo, os pacientes que acompanhei também se expressavam muito pela escrita. Às vezes me sentia um papel e lápis andando pelos corredores...rsrsrs Requer TEMPO. Esse que os pós-modernos consideram como algo perdido. Mas foi pelos escritos que encontramos suas famílias.
Sai do estágio com algumas reflexões: Por que as pessoas não podem continuar com seus hábitos de leitura e escrita também no período de internação? ninguém, na ocasião, soube me responder...
Os casos foram resolvidos e meu estágio naquele espaço também chegou ao fim. A Saúde Mental me preparou para muita coisa que vivi depois... acredito, na verdade, que ela ainda me ajuda. Quase sempre em meio as adversidades, lembro desse momento.
A convivência com os pacientes me mostrou o real da vida.
Eles são excelentes observadores. Eles observam as pessoas. Suas atitudes. Nesse mundo acelerado demais, eles não são aceitos!
Com eles aprendi que vale a pena sentar e observar como as pessoas estão agindo umas com as outras. Até hoje eu lembro de frases que me disseram ao longo da internação e mesmo depois do retorno para suas casas. Lembro das expressões quando comunicávamos que encontramos suas famílias. Acho que vida é isso: Estar na VIDA das pessoas.


Abraços,
Juliana

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cidade caos: uma pessoa, várias vidas!

O dia para alguns ainda nem começou, mas já tenho uma "boa" história...
5:20h
Na av. Brasil um cara sismou que o motorista bateu no carro dele.
Parou o ônibus
Se diz policial.
Motorista, em sua perfeita sanidade, não pagou pra vê.
Não teve acordo. Ônibus fora de circulação. 
Ainda em Bangu...
Chegou o supervisou da empresa e disse: tá saindo um ônibus da garagem pra vcs
Acreditou?
Então, nem a gente. Nesse momento, já tínhamos alcançado a marca de 30 min esperando algum parador da empresa passar.
Finalmente aparece um
Miragem!!
E... sei lá o que pensar...
Me parece que as pessoas já viraram zumbis, apenas esqueceram de avisá-las!
O centro do ônibus permanecia vazio e ninguém se sensibilizou em dar um passo para o lado!!
A velha história: vou descer logo alí
6h paciência ainda em alta. Então sugiro se não seria melhor a gente parar um pouco em cada ponto do que ficar eternamente alí
E como mágica, não é que funcionou?
Todos com seus poucos centímetros garantidos, seguimos!
6:20h - Deodoro
O ônibus quebrou!
É sério!!!
Acredite!!!
Na hora eu pensei no poder que uma pessoa pode ter na dinâmica de outras vidas.
O cara conseguiu, com o seu total egoísmo, mudar a vida de muita gente.
No caso, o tal protagonista deu sua contribuição ímpar para piorar o já caótico trânsito da Av. Brasil além de ter mudado o dia de centenas de vidas.
6:30H praticamente ainda do lado de casa. Percebo que não estava ainda nem na metade do meu destino. Com muita maratona pela frente, já começando a ficar cansada e principalmente, não querendo que meu humor mudasse: hora de voltar pra casa!
Em 15 minutos já estava no aconchego do lar. Tendo a certeza que, hoje é melhor ficar em casa.
Tenha um bom dia!!!


JF

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Agradecimento

Hoje recebi uma bela surpresa por e-mail...
“Juliana você que foi muito mais do que uma companheira de módulo, que saudades de você. Queria que estivesse presente para presenciar este momento, afinal, foram tantos anos compartilhando não somente o mesmo espaço físico, mas compartilhando a vida, os sonhos, as angústias, as conquistas as danças do ventre e as sopas de ervilha cheia de pimenta (risos). Você deve ter os seus motivos para não estar presente, e apesar de não entendê-los, eu respeito. Afinal, amizade é isso: longe ou perto, sem cobranças.
Em resposta...
Olá minha amiga,
Esse seu e-mail me fez quebrar um pouco o meu silêncio que foi tão necessário nesse tempo todo. Já começo dando-lhe PARABÉNS!! Como fiquei feliz em ler seus agradecimentos. Me evidencia que, um ciclo em sua vida finalmente chega ao fim. É isso que tanto falei, desejei e briguei para que conquistasse. 
A VIDA TE ESPERA!! mto sucesso está lá na frente, não tenha medo do futuro. Ele será cheio de sucesso, se assim você permitir. As dificuldades são apenas necessárias, não para que a gente se endureça, elas surgem para que novas maneiras de olhar para vida ressurjam! Não se endureça, nunca!
Não permita que ninguém diga que não tem valor ou não tem futuro. Essas pessoas nunca estiveram verdadeiramente lá, por isso não querem que você também alcance o que nunca foi visto por elas.
SIGA!!
Nossa amizade estava ficando doente e não era o que estava desejando. Foi necessário o distanciamento. Renovar nossas forças naquilo em que verdadeiramente acreditamos. 
Somos nossas escolhas!! 
Colocar um agradecimento com meu nome completo me fez perceber a importância que tive e ainda tenho em sua vida. Fico imensamente feliz e honrada com a homenagem e por ter contribuído, nem que seja um pouquinho, em sua trajetória acadêmica e também humana.
Somos também as pessoas que conhecemos e permitimos que façam parte da nossa vida. Você sabe o quanto é importante pra mim. Você continua em meus pensamentos, mesmo distante. Minha preocupação permanente era que seu sonho não ficasse pelo caminho. Isso sim, ainda me incomoda muito e tem horas, que apenas precisamos deixar que cada um viva a VIDA que escolher viver. Ainda é um exercício que estou tendo que fazer diariamente. Talvez a aproximação permanente com tudo que eu não queria vê que estava acontecendo em sua vida tenha me feito distanciar de você.
Estávamos nos adoecendo e isso não é mto legal em qualquer relação.
Me avise quando finalmente for sua defesa e colação de grau!!
Simbólico esse e-mail um dia depois do dia do Assistente Social. É seu futuro que lhe espera e SIM, quero te vê lá com sua declaração de conclusão em mãos e o futuro lhe esperando de portas abertas!
ACREDITE!!! seu futuro será brilhante mas para isso precisa continuar trabalhando e estudando arduamente no presente!

mtos beijos!


Juliana

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Quando não mais valer...

Nunca irrite uma mulher
Ela vai te mandar bater punheta na delicadeza
Ela não vai achar suas babaquices legais
Te achará o mais infantil e bizarro dos seres humanos
Não consuma uma mulher com seus pensamentos auto-destrutivos
Ela não entenderá e muito menos fará um esforço para, quiçá, compreender tamanha infantilidade
Talvez ela releve por um período
Porém o tempo de desprendimento chega, brevemente!
Não irrite em seu pouco tempo livre
Isso pode custar a sua vida social ao lado dela
Cada vez que subjugar seu entendimento. Perceba que ela apenas está tentando acreditar que você pode ser melhor do que está demostrando ser
Quando por fim ela cansar
Ela irá sem muito alarde ou ataques de ciúmes
Apenas você saberá e não mais fará sentido o existir


JF